O Consórcio Cides Leste realizou no último dia 29/09/2021, em sua sede, às 14h., uma reunião com os secretários de Assistência Social e os técnicos da rede socioassistencial dos municípios consorciados com o Serviço de Família Acolhedora, com o objetivo de apresentar a equipe técnica de acolhimento familiar, apresentação e detalhamento dos requisitos que envolvem a implantação do serviço, apresentação do cronograma de execução, definição de agendas de intervenções aos municípios e esclarecimentos de dúvidas.
Serviço de Acolhimento Familiar organiza o acolhimento temporário de crianças e adolescentes, afastados da família por medida de proteção em residências de famílias acolhedoras cadastradas. Este é um Serviço de Alta Complexidade previsto na Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais da política de assistência social, previsto também no ECA (estatuto da criança e adolescente).
A Familia Acolhedora faz com que a criança/adolescente se sinta acolhida e querida, em um ambiente familiar. Isso faz com que ela desenvolva muito melhor suas competências socioemocionais, intelectuais e cognitivas, além de contribuir para que ela tenha qualidade de vida e um futuro melhor, para tanto o trabalho com rede socioassistencial e intersetorial é fundamental, para que seja garantido a proteção integral das crianças e adolescentes.
“A tempestade passa a vida continua”. Acolher também é amar!